SOBRE A REDE MARISTA

A Rede Marista é fruto de quase dois séculos de atuação do Instituto Marista no mundo e congrega a centenária atuação marista no Rio Grande do Sul, em Brasília e na Região Amazônica. É responsável por 18 colégios pagos, 18 unidades sociais, pela Pontifícia Universidade Católica do RS e pelo Hospital São Lucas.

Em seus espaços acolhe mais de 50 mil estudantes, da Educação Básica ao Ensino Superior, 60 mil atendidos nas Unidades Sociais e no Hospital, e reúne cerca de 10 mil colaboradores – Irmãos Maristas e profissionais de diversas áreas. Pessoas que contribuem, diariamente, para a promoção da vida e a transformação do mundo, por meio da educação evangelizadora.

Horizonte comum a serviço da missão

O Plano Estratégico da Rede Marista materializa um horizonte comum e indica caminhos para perpetuar nossa atuação e realizar com êxito os propósitos que nos movem.

Assista ao vídeo e navegue pelo menu a esquerda
para conhecer os principais elementos do Plano.

CLIQUE SOBRE O VÍDEO PARA
VER EM TELA CHEIA

MISSÃO

A missão é a razão de ser da organização.
É traduzida naquilo de mais valioso que
temos e o que entregamos para a sociedade.

Evangelizar cidadãos promoção da vida.
Evangelizar, segundo o carisma marista
representa a essência e o apelo fundacional da nossa instituição. Evangelizamos segundo o carisma legado por Champagnat.
formando cidadãos
a palavra formar remete à área privilegiada escolhida para cumprir a missão: a educação. A expressão formar cidadãos remete ao compromisso social que temos enquanto instituição educacional.
comprometidos com
a promoção da vida
traduz nossa razão de ser, o compromisso apostólico de toda a instituição cristã e marista na busca pela vida plena, a fim de construir o Reino de Deus no presente, na realidade concreta na qual estamos inseridos.

VISÃO

O horizonte que nos move.
A visão representa onde queremos chegar até 2022.

Seremos referência evangelizadora em educação, solidariedade, promoção e defesa da vida e dos direitos das crianças, adolescentes e jovens, respondendo aos desafios contemporâneos.

PASSE O MOUSE E ENTENDA
OS ELEMENTOS DA VISÃO
Seremos referência
evangelizadora
apresenta nossa perspectiva de futuro, que mantém o elo com a essência institucional, sendo fiel à missão fundante do Instituto Marista: evangelizar.
em educação, solidariedade, promoção
e defesa da vida e dos direitos das
crianças, adolecentes e jovens
reflete nossas principais frentes de atuação e, também, os principais destinatários.
respondendo aos desafios
contemporâneos
reforça o compromisso de manter nossa missão atualizada e conectada com as transformações que emergem nos contextos em que estamos inseridos.

VALORES

Os valores são os elementos que balizam a nossa conduta. Traduzem, de maneira concreta e efetiva, nosso jeito de pensar e agir enquanto organização, a partir da nossa identidade.

Clique nos valores e descubra seus significados.

OPÇÕES
ESTRATÉGICAS

As opções estratégicas são os elementos que
balizam a atuação da organização. Elas orientam
as áreas prioritárias e em que contexto serão
inseridas as principais estratégias para o
atingimento dos objetivos, por meio de projetos
e indicadores.

Sustentabilidade
Inovação e
Desenvolvimento
Atuação
em Rede
Formação
Marista

Sustentabilidade

Nossa atuação deve observar a vitalidade e a perenidade da instituição, bem como o uso sustentável e equilibrado dos recursos, em todas as suas dimensões. Devemos empreender, buscando novos espaços para expansão da missão, sem, contudo, comprometer nossas atuais frentes de trabalho, considerando, ainda, as dimensões econômicas, sociais e ambientais das diversas realidades em que atuamos.

DESENVOLVIMENTO

Os elementos apresentados foram desenvolvidos de modo colaborativo e envolveram pessoas das diferentes frentes de atuação da Rede Marista, em diferentes momentos e encontros. Conheça o processo de revisão:

Processo
de Revisão

POSSUI ALGUMA DÚVIDA?

Mande sua mensagem preenchendo
os três campos abaixo.

Nome
1 / 3
Se preferir, escreva para: [email protected]